Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dicas básicas ABNT para criar um trabalho acadêmico impresso no Microsoft Word

Como criar um trabalho impresso usando normas básicas ABNT


Com esta publicação tentei colocar algumas dicas claras, pesquisadas na Internet, de como criar um trabalho acadêmico usando as normas ABNT, usando o editor de textos Microsoft Word. Como o objetivo é apenas usar o básico dessas normas para trabalhos escolares, quero enfatizar apenas os seguintes tópicos:

  • Configuração de Página;
  • Criar Capa
  • Formatação de Fonte e Parágrafo
  • Sumário.

Como referência sobre esse assunto, indico o link abaixo que explica muito bem, em vídeo aula sobre Microsoft Word - Avançado, o que devemos abordar e, muito mais:
Link1:  http://office.cursosguru.com.br/cursos/word/curso-de-word-2010-avancado/formatacao-de-trabalhos-academicos/

Para visualizar o conteúdo completo das normas ABNT e exemplos, sugiro o link do blog abaixo:
Link 2: http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/

Normas Básicas


Formato


  • Folha de papel A4 (21cm x 29,7cm), com o texto digitado apenas no anverso (ou seja, a frente) das folhas. A ABNT não dispõe negativamente sobre o uso de papel reciclado;
  • O texto impresso deve em cor preta, mas as ilustrações podem ser coloridas;


Margens


  • Margens superior e da esquerda : 3cm
  • Margens inferior e da direita : 2 cm
  • Primeira linha de cada parágrafos (recuo) : 1,25 cm



Fontes do texto


  • A fonte de qualquer tipo (contando com o bom senso do autor, é claro), Times, Arial, Helvetica, Georgia ou outras;
  • Quanto ao tamanho: 12 para o texto e 11 ou 10 para as citações diretas de mais de três linhas (as que possuem recuo de 4 cm);
  • Para notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e similares, usa-se o tamanho 10.


Espaçamento


  • O texto é digitado em espaço 1,5;
  • Em espaço simples: resumo, citações diretas longas (as que possuem o recuo de 4 cm), notas de rodapé, referências, legendas e ficha catalográfica.
  • As referências são separadas entre si por dois espaços simples.


Títulos


  • Os títulos de capítulos (ou seja, as entradas primárias) iniciam em uma nova página, junto à margem superior, à esquerda.
  • Os títulos não numerados (sumário, lista de figuras/tabelas, agradecimentos, resumo, referências, anexos, apêndices etc) são centralizados.
  • Os títulos dos capítulos numerados, itens e sub-itens são apresentados junto à margem esquerda e livres de qualquer sinal gráfico (ponto, traço, etc.).
  • Os títulos são destacados gradativamente, usando-se os recursos de negrito, itálico, caixa alta etc;
  • Segundo NBR 6024 – ago. 2003, deve-se limitar a numeração progressiva (sub divisão de seções) até a seção quinária, ou seja, até cinco subseções.


Exemplos de apresentação de título:


1 SEÇÃO PRIMÁRIA - TODO EM NEGRITO E LETRAS MAIÚSCULAS
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA - MAIÚSCULAS SIMPLES
1.1.1 Seção Terciária - Todo em negrito caixa baixa 
1.1.1 Seção  Quaternária  - Em negrito e itálico
1.1.1.1  Seção Quinária  - Todo em itálico


Paginação


  • Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas nem todas são numeradas;
  • A numeração é colocada apenas a partir da primeira folha textual (ou seja, o texto do trabalho propriamente dito ou a "introdução") em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior;
  • No caso de trabalho com mais de um volume, como também  no caso de apêndices e anexos, deve ser mantida a mesma numeração.

Download

Se preferir, baixe o material que encontrei também na Internet, ou acesse-o através da Categoria Links - Material Aula ou acesse-o diretamente através deste link: https://mega.co.nz/#F!vIpDwTrT!RH-rQgtzragRSY1uJSNC5Q.

Na Prática

Bom, para aprender como fazer, só praticando mesmo. Os dois links que disponibilizei logo no início desta matéria, dá para aprender praticando. Lembrando o primeiro link ( http://office.cursosguru.com.br/cursos/word/curso-de-word-2010-avancado/formatacao-de-trabalhos-academicos/), você será direcionado para um curso em vídeo aulas sobre o Microsoft Word. Gostei muito deste site, que além de explicar sobre as Normas ABNT, também possui outros cursos relacionados ao pacote de programas Microsoft Office. Vale a pena conferir e assistir as aulas!
O Segundo link (http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/), você encontrará informações mais completas sobre as Normas ABNT para trabalhos acadêmicos, sendo assim, você não ficará restrito apenas ao conteúdo básico e, assim como, qualquer visitante que encontrou esta publicação sobre este assunto, não quer apenas resposta básica e sim completa. Vale a pena visitar e conferir o trabalho que o autor do blog postou.

Bom trabalho para todos!
Prof. Marcos Ravel

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dicas para Criar uma Apresentação no PowerPoint

Aula: Criar uma Apresentação no PowerPoint para trabalhos acadêmicos

Fiz uma pesquisa em alguns sites sobre este assunto, então resolvi colocar alguns que possam auxiliar a criação do seu trabalho escolar usando o PowerPoint.

1. Dicas dos recursos e comandos do PowerPoint:

Link 1.1: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/03/como-criar-uma-apresentacao-no-powerpoint.html

Link 1.2: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/12/lista-traz-dez-dicas-muito-uteis-para-usuarios-de-power-point-veja.html

2. Dicas para criar uma apresentação agradável

Link 2.1: http://www.bloginformatica.microcampsp.com.br/como-criar-uma-boa-apresentacao-no-power-point/

Link 2.2: http://pt.slideshare.net/danielafilipapina/dicas-para-uma-boa-apresentao-em-powerpoint

Link 2.3: http://pt.slideshare.net/JHSA/como-fazer-um-trabalho-de-pesquisa

Link 2.4: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/

O que eu encontrar a mais, colocarei aqui. Se você encontrar algum material interessante sobre esse assunto, deixe o link em seu comentário.

Abçs
Prof. Marcos Ravel

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mensagem de volta as aulas - 2014

Às vezes, nos indagamos: por que recomeçar? E o que é recomeçar? Quantos de nossos dias são vividos com a esperança de que o amanhã será melhor? A vida, na sua rotina dia-noite-dia, é um eterno reinício, um eterno recomeçar.
A cada instante há um recomeço na vida, um recomeço da confiança, de fé, em dias de alegria realização.
Na repetição de dias e noites, pode-se encontrar a significância do recomeço. Se erramos hoje, por que não buscar acerto no amanhã? Se ofendemos ontem, por que não pedir desculpas hoje?
Quase sempre, na corrida vida de todos nós, o tempo para reflexão tem sido adiado. Buscamos realizar tarefas e mais tarefas, sem uma estação ocasional para meditar sobre o reinício, sobre um reinício.
reinício diário, um recomeço diário. O começo do recomeço na manhã. O recomeço da vida no clarear do dia, o recomeço da vida no Sol que se põe.
A simplicidade do existir… nela está a razão para recomeçar. Esquecer o que se passou há anos, há meses, há dias, há horas, há instantes. Por que e para que lembrar, relembrar o que perturbou a paz, o que infamou a alegria?
Os que de nós não enxergam, na rotina da vida, um recomeço, não vêem as auroras que brilham e brilharão.
Para eles, a vida não é mais que uma contagem de calendário – dias, meses, anos.
Para eles, o pôr-do-sol não revela o principiar da noite que, bela, lenta e calma, oferece o charme das estrelas, a cumplicidade da lua com o encanto do céu, seduz o sono,reconstrói esperança, suaviza a dor.
vida não é um acaso. O reinício não é uma circunstânciaFelicidade não é um estado de espírito. Crer não é casual. Viver é recomeçar… todos os dias, pelo alvorecer da nossa compreensão, pela confiança do nosso entardecer, pela infância da brandura que todo ser humano deve ter no coração.
Recomeçar é acreditar que a vida se renova… nos nossos pensamentos e, sobretudo, nas nossas atitudes, no fazer e refazer de nossa conduta. É preciso agir, pois, não se pode, de si para si, pensar que a oportunidade de recomeçar é inexaurível, pois, a cada dia, vidas se iniciam e se findam.
Um dia… um certo dia, talvez já não se possa, nesta vida, recomeçar.
Não deixemos que o tempo passe e, com ele, a ocasião de recomeçar… um dia que podemos encher de felicidade.
Recomeçar… de um ponto… de um lugar. Recomeçar com um gesto, com uma palavra, com um abraço… O sucesso nessa empreitada depende de nós.
Autor Desconhecido